sábado, dezembro 04, 2010

Uma crítica a mim.

Há um tempo atrás lia entusiasmada István Mészaros em "A educação para além do capital". O livro traz um estudo denso e consistente acerca da lógica perversa e desumanizadora do capitalismo e as conseqüencias para a nossa sociedade. Mas na ocasião não fomentarei análises ao livro, deixarei para um momento mais oportuno. Hoje necessito explanar um conflito interior.

Como havia exposto, li o livro entusiasmada e me bastou um dia para estudar a obra por completo. O entusiasmo que sentia era por conta da minha ilusão em perceber dentro de mim um ínfimo de consciência...A contento, não nego que hoje a então "leitura densa e crítica" do livro me incomoda. Talvez por que hoje me percebo impotente.  Aceitação, impotência, individualismo...Aos poucos vou confessando que também sou culpada.Tudo isso me aflige e ao mesmo tempo me vejo aprisionada em um mundo injusto, desigual e que me ensina a ser individualista a todo instante. Sinto-me inconsciente. É, talvez não seja propriamente inconsicência - o inconsciente não tem culpa, está claro que este não é o meu caso - , mais uma vez tentei fugir da realidade... Sim, sim. Aqui estou deixando a minha hipocrisia de lado.  Estou mostrando quem eu sou...Poucas pessoas vão saber.Tantos anseios, tantos textos, tantas discusões em sala, tantas críticas e agora me deparo aliada a realdiade que me angustia. O conflito existe por perceber que a lógica perversa do capitalismo também me consumiu. Consome minha família, meus amigos, meus colegas da faculdade, consome a sociedade todos os dias.

Por enquanto continuo sem perspectivas e vivendo na utopia de ter, enquanto não sou o que almejo...Agora não cabe mais esconder a verdade. E como já dizia Clarice: "Enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas continuarei a escrever."

8 comentários:

  1. Pra mudar o mundo, começamos mudando nossa casa. Acredite nisso.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Paula. Eu não li o livro que mencionou, mas conheço esse seu sentimento. Também carrego a minha consciência pesada. Talvez a culpa não seja do capitalismo, mas sim do capitalista, que pratica um capitalismo canibal, quando poderia praticar um capitalismo mais solidário.
    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)
    Gostaria de lhe convidar para que comentasse o meu conto “A infeliz procura por uma rachadura”. Ok?
    http://jefhcardoso.blogspot.com de blog em blog.

    ResponderExcluir
  3. Paula, você é muito gentil e atenciosa. Vim agradecer por sua visita ao meu blog, linda. Um grande abraço!

    Jefhcardoso

    ResponderExcluir
  4. A porta tá aberta; se quiser voltar lá, nem precisa bater. =)

    ResponderExcluir
  5. EU ME VI EM SEU TEXTO. PARABÉNS.
    ESTOU ESTUDANDO A IDÉIA DE TAMBÉM FAZER UM BLOG.
    TE ADD. NO ORKUT PARA TROCARMOS IDÉIAS. ACABEI DE ME FORMAR EM PEDAGOGIA TAMBÉM E ESTOU ASSIM, CHEIAS DE DÚVIDAS E QUERENDO MUITO ENCONTRAR MEU LUGAR NA PRÁTICA SOCIAL.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, quanto tempo hein?
    acho que vc não se lembra mais de mim...

    victorsep10@hotmail.com

    será um prazer falar com vc novamente.

    ResponderExcluir