quinta-feira, março 18, 2010

A LDB em análise por Paula Marques.

Em uma análise estrutural ampla das condições econômicas, políticas e sociais da sociedade brasileira - entranto no viés da educação - percebe-se a decadência da escola brasileira e a irrealidade do sistema de ensino proposto pela LDB.
A LDB, que utopicamente estabelece a educação como direito e dever de todos, privilegia a classe abastada de uma forma paradoxal. O paradoxo fica extremamente evidente quando a classe dominante -detentora do capital -se mantém ao longo de suas vidas nas melhores escolas e posteriormente ocupam vagas em instituições públicas, que logicamente deveriam ser ocupadas pelas populações mais carentes. Dessa forma, a classe mais carente acaba, injustamente, ocupando vagas nas insituições particulares e é amparada pelo poder de uma forma um tanto quanto irreal e paragmática.
Assim, fica evidente que há um sistema de ensino irreal no país, onde as leis propostas pela LDB apenas fazem uma referência ao sistema educacional, sem articulação entre as várias esferas de ensino existentes. A indgnação é mais evidente quando percebemos que o Estado se mantém omisso, a população ainda mais carente e a ideologia da isonomia utopicamente se faz presente. E a LDB, onde está? Está no papel. Infelizmente a LDB não visa corrigir as diferenças sociais, mas sim, reforçar as estruturas de classes, sendo assim mantenedora da classe abastada no porder. ONDE ESTÁ A NOSSA LDB?

Um comentário:

  1. oi Paula........concordo com o que você escreveu,mas considero que existe "porèns",no sentido que a LDB em muitos artigos reforça essa educação desigual que existe no Brasil,mas ao mesmo tempo a própria LDB abre portas para que possa haver mudanças.Quando você ler o Artigo 12 e 13 da mesma é colocado que a escola tem autonomia financeira,pedagógiaca e de gestão ,ou seja, a escola têm oportunidade de pensar e agir conforme a sua concepção de educação,sociedade,escola,docente,discente,entre outros. Apesar do capitalismo a todo custo tentar manter a desigualdade social ,a mesma é contraditória na sua essência,pois nos dar meios para transformar o que está posto.E nós educadores devemos estar atentos a estas brechas que o sistema nos dar para contribuirmos para a mudança.

    Aqui está o link que vc pode encontrar a LDB/96 e dar uma olhada no nos artigos que te falei.

    portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf

    Beijos Larissa Bruno.

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